Oficial: Carlos Resende já não é treinador de andebol do FC Porto
Clube anunciou a saída em comunicado; Magnus Andersson regressará ao clube
Durou apenas uma época o regresso de Carlos Resende ao comando da equipa de andebol do FC Porto. Depois de ficar no 2.º lugar do campeonato (terminando com a série de três títulos de campeão consecutivos dos dragões) e de não conseguir a qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões, o clube anunciou esta sexta-feira a saída do treinador.
«Carlos Resende termina agora contrato com o FC Porto, enquanto treinador da sua equipa principal de Andebol. Terminada a época desportiva, o FC Porto enaltece o trabalho desenvolvido e o profissionalismo demonstrado por Carlos Resende enquanto responsável máximo pela sua equipa», disse o FC Porto em comunicado.
Ao que tudo indica, o substituto de Carlos Resende será Magnus Andersson, técnico sueco que treinou o FC Porto de 2018 até 2023, e que está no final de um ano sabático. Em Portugal, ganhou quatro campeonatos e duas Taças de Portugal.
O comunicado completo do FC Porto relativo à saída de Carlos Resende:
«Carlos Resende termina agora contrato com o FC Porto, enquanto treinador da sua equipa principal de Andebol. Terminada a época desportiva, o FC Porto enaltece o trabalho desenvolvido e o profissionalismo demonstrado por Carlos Resende enquanto responsável máximo pela sua equipa.
Em duas passagens pelo FC Porto como treinador, entre 2006 e 2007 e em 2023/24, Carlos Resende venceu um campeonato, uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga. Na última temporada a equipa terminou na segunda posição da liga e foi finalista da Taça de Portugal.
Carlos Resende também se destacou por ter sido um dos melhores andebolistas da sua geração. Tendo chegado ao FC Porto com 17 anos de idade e sido imediatamente campeão nacional de juniores, viria a alcançar o estatuto de capitão e a participar nas conquistas de três campeonatos, duas Taças de Portugal, três Taças da Liga e uma Supertaça.
Foi, ainda, uma figura de proa da seleção de Portugal, que representou em 250 ocasiões. Em 2000 foi inclusivamente escolhido como melhor lateral esquerdo do Campeonato da Europa.
O FC Porto, com um respeito profundo pelo seu percurso ao serviço do Clube, deseja a Carlos Resende as maiores felicidades pessoais e profissionais para o futuro.»