Carta aberta a António Silva está a emocionar a todos os portugueses
Foi uma noite difícil para a seleção de Portugal, que perdeu 2-0 com a Geórgia. É certo que o jogo não ‘contava’ para a seleção portuguesa, mas o resultado parece ter pesado bastante e há críticas à seleção de Roberto Martínez.
Um dos mais apontados está a ser António Silva. O central de apenas 20 anos teve o azar de ficar ligado aos dois golos da Geórgia e, como tantas vezes acontece, os jogadores são sempre “nossos” até haver erros penalizadores. Aí, o clubismo vem logo ao de cima e só isso parece explicar o que está a ser dito sobre um miúdo de apenas 20 anos, que teve duas infelicidades.
Nas rede sociais, uma página de apoio ao Benfica partilhou uma crónica sobre o jogo e em poucas horas já tem centenas de comentários e partilhas. Os benfiquistas estão, seguramente, a sentir-se representados por estas palavras.
Fique com esta carta aberta a António Silva:
“O jogo miserável do menino António Silva está a ser mel. Num jogo em que toda a equipa jogou miseravelmente, em que a certa altura fomos inclusive brindados com dois laterais direitos em simultâneo, em que reinou a anarquia tática, enfim, tudo isso está a ser obliterado porque o que rende é bater no miúdo que só por acaso é do Benfica.
Dito isto, o que mais se tem lido é que António Silva é o novo Ferro. Confesso que já ouço isso há algum tempo, sobretudo vindo de adeptos rivais. Ouvir Benfiquistas a pegar neste exercício simplista é que, confesso, me faz confusão. O Ferro fez uma boa meia época em que tudo parecia sair bem. Por contrário, o António já vai em duas boas épocas (certo que a primeira melhor do que a segunda, mas mesmo assim duas boas épocas). Só isso basta para deitar por terra esta comparação disparatada Mas, como se não bastasse, estamos a falar de um miúdo com 20 anos. 20 anos.
Pelo que tenho visto nas redes sociais, o jogo de hoje está a ser incrivelmente bem aproveitado. Não me lembro de alguma vez ter visto tamanha crucificação a um jogador da seleção. Parece que o culpado de todos os males da seleção é o António Silva. A seleção tem feito jogos miseráveis contra todos os adversários que saibam trocar uma bola, mas parece que a culpa é de um de um miúdo que nem sequer é titular na equipa. Enfim.
Dito isto, porque eu gosto é do Benfica, isto preocupa-me. Preocupa-me porque esta onda eufórica pode destruir uma carreira. Reitero, estamos a falar de um miúdo de 20 anos. É claro que erra, erra e vai continuar a errar porque está a crescer. Alguém esperaria um jogador feito com esta idade?
Por isso, o meu repto é que nós, Benfiquistas, saibamos proteger o miúdo. Não, não é correto bater no miúdo e dizer que ele é uma merda só porque todo o país está a dizê-lo. O repto é extensível à direção do Benfica, para que acompanhe a situação e, por uma vez na vida, não deixe estas coisas escalar. Porque por vontade da imprensa e sobretudo de muitos rivais, certamente escalará. Quem viu o documentário do Beckham sabe da importância que Sir Alex Ferguson teve após o infame cartão vermelho. Se for necessário, é preciso proteger o António da mesma maneira.
O António está num mau momento, mas é jogador do Benfica, por sinal um dos mais valiosos e um dos que verdadeiramente merece vestir as nossas cores. É um dos nossos, e nos momentos maus precisa dos Benfiquistas. Saibamos estar à altura”.