FIFA corrige erro e ‘reatribui’ título mundial de 2004 ao FC Porto
A FIFA voltou atrás numa decisão que causou grande polémica, ao corrigir a lista de campeões mundiais de clubes no seu site oficial, incluindo novamente o FC Porto como o vencedor do título de 2004. A situação gerou confusão entre os adeptos e na imprensa desportiva, quando o organismo que rege o futebol mundial publicou, a 20 de setembro, uma lista na qual o FC Porto, bem como outros campeões, tinham sido excluídos.
Em causa estava o título da Taça Intercontinental conquistado pelo FC Porto em 2004, após vitória frente ao Once Caldas, da Colômbia. Inicialmente, a FIFA havia omitido essa conquista e outras três edições (2001 a 2004) da competição, sugerindo que esses anos não contavam oficialmente como Campeonatos do Mundo de Clubes, o que causou um enorme mal-estar entre os adeptos portistas.
A reação foi imediata. O clube e os seus adeptos não tardaram a exigir uma correção por parte da FIFA, argumentando que o próprio organismo já havia, em 2017, reconhecido formalmente os vencedores da Taça Intercontinental como campeões mundiais, em linha com os vencedores da nova competição criada em 2005.
A FIFA corrigiu o erro poucas horas depois, atualizando novamente a lista e incluindo o FC Porto, Bayern Munique (2001), Real Madrid (2002) e Boca Juniors (2000 e 2003) como os vencedores desse período. Apesar disso, a confusão permaneceu, uma vez que o artigo corrigido ainda incluía referências contraditórias sobre a validade da competição nesse período.
Com a retificação, o FC Porto mantém o estatuto de bicampeão mundial, tendo conquistado a Taça Intercontinental em 1987 e 2004. O episódio, no entanto, deixou marcas na relação entre os adeptos e a FIFA, que continua a ser vista com desconfiança, especialmente em Portugal.