Sporting

Melhor momento de Sarabia ‘obriga’ Edwards a dar ao pedal

O avançado do Sporting está há quatro jogos consecutivos a marcar, algo que ainda só tinha acontecido uma vez na carreira. A melhor média de golos por jogo da carreira mora, precisamente, no emblema de Alvalade.

Aviver um dos melhores momentos da carreira, Pablo Sarabia já leva quatro jogos consecutivos a somar golos e até poderá bater o recorde pessoal na próxima jornada, diante do FC Porto, num Clássico que terá um peso tremendo na luta pelo título.

Apesar do mérito reconhecido ao que o espanhol vem fazendo com a camisola do Sporting, há que salientar que Pedro Gonçalves, muitas vezes o responsável pelos pontos leoninos, tem feito uma época abaixo do espectável no que a golos diz respeito e, como tal, Sarabia tem aproveitado para se destacar na frente de ataque, de tal forma que leva a melhor média de golos por jogo de toda a carreira.

A juntar a isto, há um reforço promissor em Alvalade que, para se afirmar entre as principais opções de Rúben Amorim, terá de ‘roubar’ o lugar a um dos alas do Sporting. Marcus Edwards não terá vida fácil e, por isso, vai ter de dar ao pedal para competir com Sarabia ou Pote e, assim, reclamar um lugar no onze inicial com maior regularidade, evitando ser apenas um suplente utilizado.

Para recordarmos um momento semelhante ao que o avançado espanhol atravessa atualmente, temos, forçosamente, de recuar à temporada 2018/19, altura em que o futebolista de 29 anos representava o Sevilla. Em outubro de 2018, Sarabia destacou-se pelo emblema andaluz ao marcar diante de Celta de Vigo, Barcelona, Akhisar e Huesca (este último com direito a um bis), sempre na condição de titular e apenas por uma vez não jogou os 90 minutos, tendo saído ao minuto 54 diante da equipa turca.

Em busca de um recorde no estádio do Dragão, o avançado espanhol repetiu a dose esta temporada, e marcou consecutivamente nos últimos quatro jogos, diante de Santa Clara, Benfica, Belenenses SAD e Famalicão, com a particularidade de, em todos eles, ter saído sempre dentro dos últimos vinte minutos.

Para além das séries de jogos consecutivos a marcar, os números de Sarabia reúnem outra curiosidade de enorme importância, no que concerne à regularidade com que marca pelos leões, por comparação a todas as outras equipas que representou em Espanha e em França.

Os dados mostram que o melhor registo goleador Sarabia é, de forma destacada, aquela que tem apresentado no Sporting, com uma média de 0,38 tentos por jogo, fruto dos 11 remates certeiros em 29 duelos esta temporada. O mais perto que encontramos à atual média são os 0,3 golos por jogo no início de carreira no Real Madrid, entre a equipa B e a principal.

A diferença sobe de tom na percentagem de jogos em que marcou, uma vez que se essa mantém inalterada no caso dos leões devido ao facto de ter marcado sempre um por jogo, sem assinalar qualquer bis ou hat-trick. Trata-se de um dado que acentua a regularidade de marcar em mais jogos, por comparação a Real Madrid, Getafe, Sevilha ou PSG, onde chegou a fazer alguns ‘bis’ e naturalmente isso faz com que a percentagem de regularidade desça face à média de golos.

A época intensamente finalizadora de Sarabia, aproveitando os vários fatores que o rodeiam, pode, por isso, dificultar a missão de Edwards em afirmar-se entre as principais escolhas de Rúben Amorim, pelo menos no que resta da temporada.

O que você acha sobre a notícia?

Botão Voltar ao topo